segunda-feira, 21 de março de 2011

Animes

A realidade por trás dos animes e cosplays

A maioria das pessoas do meu convívio diário são viciadas em animes e mangás. Nada contra essas pessoas, elas estão na delas, enquanto eu to na minha. Porém, além de ser desconfortável enquanto tá todo mundo falando sobre animes e você fica boiando, tem o fato daqueles reclamões. Os otakus reclamões, o que, apesar de não ter fonte nenhuma além de minha dedução, são a maioria dos otakus, por quererem assistir algo alternativo ao invés do "Programa do Faustão", porém, por experiencia propria eu digo: quem aguenta um capitulo do Pokémon geração nova tira o Faustão de letra (até o Gugu se bobear)! Eu não assisto animes mais, porém, digo, essa mania minha de gostar de animes ja se foi.

Os animes, na verdade, reflitem um complexo de inferioridade que os japoneses sentem em relação aos ocidentais (ok, os americanos) por eles serem bonitos, com uma vida sexual ativa e com uma personalidade incrível, ao contrário do país deles que só tem uma cambada de nerds.

Era muito legal até, quando eu assistia todos os capitulos de Dragon Ball, ou Pokémon, ou Digimon, ou Yu-gi-oh! e decorava todas as falas de todos os personagens pelas tantas vezes que repetiam, e com uma tradução horrível (a fala em si já é horrível, a tradução e tentativa de adaptação daquilo à nossa cultura é um crime ao bom senso); apesar disso tudo, eu sentia a mesma sensação quando assistia um capitulo de Liga da Justiça, Chaves, etc. Alias, teve uma época que eu era muito viciado em liga da justiça, primeiro, quando era mais novo, da pancadaria; todo mundo gosta de uma pancadaria mesmo se não está entendendo porque ela está acontecendo; segundo, quando já estava um pouco mais velho, pela história envolvendo geopolítica e ficção científica. Hoje em dia eu já não curto mais por ser uma puta coisa de estadunidense. Temos que gostar do nosso país! Por isso eu assisto Fudencio:

Neste mundo cabuloso,
Nada vai lhe repreender!
Fudêncio!

O infortúnio vai velar,
à cada hora que se passar!
Fudêncio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário